Anúncios

Cristo Redentor é eleito uma das sete maravilhas do mundo!


LISBOA – A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é uma das novas Sete Maravilhas do mundo moderno. A decisão foi anunciada neste sábado em uma cerimônia no estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.

Veja a lista completa das escolhidas, na ordem do anúncio:

  • Muralha da China
  • Petra, na Jordânia
  • Cristo Redentor, no Rio
  • Machu Picchu, no Peru
  • Chichén Itzá, no México
  • Coliseu, na Itália
  • Taj Mahal, na Índia

A pesquisa on line terminou às 21h (horário de Brasília) da última sexta-feira. Mais de 90 milhões de pessoas votaram.

Os organizadores dizem que o concurso era um exercício único de nivelamento cultural, situando marcos da civilização européia em pé de igualdade com os de outras culturas, como a dos maias, no México.

‘Vivemos num mundo eurocêntrico’, disse Tia Vering, porta-voz da organização Novas Sete Maravilhas do Mundo. ‘Quando, até agora, foi que comparamos símbolos da civilização européia com os da civilização maia, por exemplo?’

Os maiores candidatos da Europa eram a Acrópole de Atenas (que ficou fora da lista final), o Coliseu de Roma (selecionado) e a Torre Eiffel, de Paris (eliminada). Eles competiam com Machu Picchu, no Peru, as ruínas de Chichén Itzá, no México, o Taj Mahal, da Índia, Petra, na Jordânia, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e as estátuas da Ilha da Páscoa. Participaram da disputa ao todo 21 locais, que incluíam também a Estátua da Liberdade, em Nova York, e Stonehenge, na Grã-Bretanha, que era o candidato mais velho, além da Opera House de Sydney – o mais novo.

Estátua da Liberdade: fora da lista

Os organizadores não divulgaram os votos recebidos por cada uma das vencedoras, para evitar ‘o surgimento de maravilhas de primeira ou segunda classe’, disse Vering.

Todas as Sete Maravilhas do mundo antigo se localizavam na região do Mediterrâneo, e apenas uma continua em pé até hoje: as pirâmides de Gizé, no Egito. As maravilhas originais foram selecionadas por um homem, que muitos acreditam ter sido o escritor grego Antipater, de Sidon.

Anúncios
Categorias: Noticias | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: