Anúncios

Fique Ligado – Microsoft prepara IE8 para enfrentar Firefox


IE8 falso: esta tela foi montada por alguém com partes do IE7 e do Office 2007,
e divulgada na web como sendo do IE8

A futura versão 8 do Internet Explorer pode ficar pronta em 2009.

No início deste mês, num encontro com blogueiros americanos, Bill Gates declarou-se surpreso pelo fato de a equipe de desenvolvimento do Internet Esplorer 8 não estar divulgando mais informações sobre o produto. Ele acrescentou que o IE8 será tratado na MIX, conferência que a Microsoft realizará em março nos Estados Unidos. Como geralmente acontece com produtos no estágio inicial de desenvolvimento, a Microsoft tem se mantido silenciosa sobre o IE8, o sucessor do navegador incluído no Windows. Mas algumas informações têm sido divulgadas ocasionalmente por executivos da empresa.

Um deles, Chris Wilson, arquiteto de plataforma para o IE, disse, algum tempo atrás, que melhorar a segurança continua sendo a prioridade número 1. Wilson também falou em melhor suporte ao padrão Cascading Style Sheet (CSS) 2.1 e em mudanças no modelo de objetos para melhorar a compatibilidade com outros navegadores. A lista inclui, ainda, novas APIs para JavaScript assíncrono e XML. Outra alteração mencionada por Wilson seria os desenvolvedores de sites passarem a optar entre seguir os padrões próprios do IE ou os padrões abertos oficiais. Algum comando no código da página passaria essa informação ao navegador.

Outros executivos da Microsoft já mencionaram a intenção de liberar uma nova versão do IE a cada dois anos. Como o IE7 apareceu em 2006, isso, levaria à finalização do IE8 já em 2008. Mas o mais provável que que apareçam apenas cópias beta em 2008. A versão final ficaria para 2009. Vale lembrar que, nos últimos anos, o IE perdeu participação no mercado. Em 2005, o navegador da Microsoft era usado por 87% dos internautas segundo a empresa NetApplications. Neste ano 2007, a participação caiu para 79%. Enquanto isso, Firefox e Safari ganharam mercado. Mesmo considerando a folgada liderança do IE, o avanço dos rivais não pode ser desprezado. E a Microsoft terá de se mexer se quiser evitar uma perda ainda maior de participação.

Reuters/INFO Online

By: Áulus Silva

Anúncios
Categorias: Fique Ligado! | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: