Anúncios

Responsabilidade Ambiental – Sacola Plásticas


As sacolas de supermercado viraram alvo de campanhas contra os plásticos. Agora, representantes da indústria do plástico estão empenhados em mostrar que o problema não é exatamente a sacolinha mas o mau uso dela. Segundo eles, a ação deveria ser mais focada para evitar os desperdícios. A Plastivida, fundação que promove o uso menos impactante do produto, fez uma pesquisa para identificar o que se faz com as sacolas dos supermercados.

Eles pesquisaram em 12 supermercados de redes diferentes. Descobriram que, na hora de embalar, 13% dos clientes usa dois sacos juntos, para reforçar. E 61% dos consumidores só enche o saco até a metade de sua capacidade. O motivo não é nenhum segredo. Todo mundo sabe que as sacolas arrebetam com qualquer peso.

Mas não deveria ser assim. Segundo a norma técnica de sacolas de supermercado, elas devem agüentar até 6 quilos de compras. Só que, para baratear os custos, os fabricantes burlam a norma e oferecem ao supermercadista uma sacola que não suporta mais do que 2 quilos. Eles usam um plástico com metade da espessura indicada.

Para mudar isso, a Plastivida está conversando com os fabricantes de sacolas e supermercadistas. “Se eles fornecerem sacolas dentro da norma, poderia haver uma redução de até 30% no consumo delas”, diz Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Pastivida. A entidade também está negociando que a norma técnica determine que a capacidade da sacola seja impressa em letras grandes. Fizeram até um modelo demostrativo (na foto acima). “Isso aumentaria a consciência do consumidor e o levaria a colocar mais peso em cada sacola”.

(Alexandre Mansur) do Blog do Planeta

Colabore com o planeta, quando for fazer suas compras encha a sacola, não use várias sacolas para colocar um conteúdo que cabe uma uma!

By: Áulus Silva

Anúncios
Categorias: Papo Sério, Responsabilidade Ambiental | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: