Anúncios

Tecnologia – A Máquina do fim do mundo



LHC: maravilha da ciência ou causadora do fim do mundo ?

Depois de 14 anos de muito trabalho e custando quase US$ 10 bilhões, o maior acelerador de partículas entrou em funcionamento. E o primeiro experimento já está sendo realizado.

O Large Hadron Collider (LHC), localizado em Genebra, na Suíça, teve a participação de mais de 10 mil colaboradores de 111 países, incluindo mais de mil cientistas americanos.


LHC em Genebra

O principal experimento do LHC é bastante simples: através do seu túnel de 27 km localizado a 90 metros abaixo da superfície, serão enviados prótons à velocidade da luz, que colidirão em uma explosão espetacular, criando uma situação muito semelhante à existente após o Big Bang (considerado o “nascimento” do Universo).


Parte do túnel de 27km

Obviamente tudo isso é microscópico – exceto a energia envolvida nessa experiência: a explosão gerará 14 trilhões de volts, e o experimento consumirá 120 megawatts, suficiente para iluminar 40 mil casas.


Os equipamentos do LHC são imensos.
Veja o tamanho de um deles em comparação a uma pessoa (abaixo à direita)

Essa micro-explosão cinematográfica criará um buraco negro microscópico e instável, que desaparecerá alguns segundos depois. Entre as novidades que podem ser descobertas com esse experimento, estão a matéria negra, outras dimensões, a “partícula de Deus”, entre outras.


A explosão será monitorada por diversos equipamentos
e o resultado será analisado cuidadosamente pela comunidade científica

Além disso ser algo “maravilhoso” para os cientistas, esse experimento também poderá trazer benefícios reais: nas telecomunicações e informática, poderá haver uma revolução na maneira de se transmitir e armazenar dados, pois haverá uma melhor compreensão do mundo sub-atômico.

Na medicina, novas tecnologias poderão ser criadas, ajudando no tratamento do câncer e melhor entendimento do corpo humano, e a humanidade também poderá se beneficiar com a criação de novas fontes de energia, como a fusão atômica controlada.


Parte do LHC

Mas o LHC também tem seus críticos: muitos acham que o experimento criará um buraco negro que engolirá o nosso planeta, matando a todos, e por causa disso, alguns cientistas receberam ameaças de morte.

Além dos cientistas envolvidos no desenvolvimento e construção do LHC afirmarem que isso não é possível, o diretor responsável pelo projeto informou que, se algo sair errado, é possível desligar todo o acelerador de partículas em menos de um segundo.

Fonte Msn Brasil

By: Áulus Silva

Anúncios
Categorias: Tecnologia | Tags: , | 5 Comentários

Navegação de Posts

5 opiniões sobre “Tecnologia – A Máquina do fim do mundo

  1. monique

    inteligência em alto grau…
    só não acho por correto, ameaçar vidas caso tenha algum tipo de perigo.

  2. Ewerton

    Não acho que possam causar o fim do mundo com este experimento, a única coisa que podem conseguir é explodir tudo.

  3. allan

    uau!!!
    isso é reamente impressionante,eu nem ao menos fazia ideia que o acelerador de particulas fosse, agisse assim!!!
    / : – o

  4. o que e fazer e costruir varios fugetoes com com esplusivos batantes fortes que foce capas de espoldir ese planetapara não acabar com a raça o
    humana e se algus humanos sobrivivirem mas e pocou povavel não poderão reprodusir e morreremo como os dinosaros. Vemonos no seu ou no inferno………………..!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????

  5. os povos antigos preveram algo sobre o fim do mundo sera que isso teria algo aver com isso. uma pergunta fica no ar essas tragedias teriam cido previstas por eles. caso ocora algo e o planeta bum suma de ves acabando com avida no planeta.tudo isso foi previsto!!!!!!!!!!!!bom claro que eles não tinham nossa tecnologia como terinham previsto isso sera verdade !!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: