Biografia – Amador Aguiar


amador AguiarO fundador do Bradesco nasceu em 11 de fevereiro de 1904, em Ribeirão Preto, SP. Passou a infância em Monte Alto e Sertãozinho, onde fez seu curso primário. Seu primeiro emprego foi logo aos 14 anos, como tipógrafo numa gráfica, e sua trajetória dentro do sistema bancário começou em 1925, quando começou a trabalhar como contínuo (o equivalente hoje ao office-boy) no Banco Noroeste, em Birigüi, SP. Cerca de 18 anos mais tarde, Aguiar já havia passado, praticamente, por todos os cargos dentro da instituição.

Em 1942, deixou o Noroeste e começou a trabalhar como diretor no Banco Bradesco, que então nascia. Ocupou os cargos de diretor-gerente e diretor-superintendente e, em 1963, chegou à presidência, permanecendo no cargo até 13 de fevereiro de 1984. Reassumiu de 10/03/1986 até 12/02/1990, quando recebeu o título honorífico de “Presidente Emérito da Organização Bradesco”. Exerceu também a função de Secretário das Finanças do Município de São Paulo, em 1956. Amador Aguiar morreu aos 87 anos em São Paulo.

A fundação Bradesco

Os poucos anos em que frequentou regularmente a escola, mostraram a Aguiar a necessidade de disseminar a educação entre os jovens. Provavelmente, daí ter surgido a idéia da instituição da Fundação Bradesco, da qual muito se orgulhava e que hoje mantém escolas espalhadas pelo Brasil inteiro, sendo um instituto de educação modelar. Foi ela a sua maior realização de cunho social. Antes de morrer doou a maioria de suas ações para a Fundação Bradesco.

Fonte: fb.org.br e Wikipedia

By: Áulus Silva

Categorias: Biografia | Tags: , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Biografia – Amador Aguiar

  1. Aline Martins

    Parabéns a Amador Aguiar!
    se não fosse le não estaria estudando hoje numa escola maravilhosa que é a Fundação Bradesco.
    Parabéns a vc tbm Aulos por estar homenageando esse mestre que foi Amador Aguiar

  2. Flavio Rocha

    Caro amigo, esta biografia do sr.Amador Aguiar, está eivada de êrros…inclusive êle NÃO FOI o fundador do Banco Brasileiro de Descontos, mais tarde Bradesco.Abraços

  3. oi gostei da informação manda mais por favor

  4. fui funcionário bradesco por quase 30 anos.Tenho 4 filhos sendo, 3 homens e 1 mulher.Alem de mim, e de minha esposa Juracy Galvão Holtz , todos os meus filhos foram funcionários do Bradesco, ou seja:
    Roberto Wagner Galvão Holtz(Departamento de Avaliação e Engenharia-Matriz) , Renato William Galvão Holtz(Departamento do Pessoal-Matriz), Ronaldo Wesley Galvão Holtz( hoje,gerente Pessoa Juridica- Agencia 477 Itavuvu-Sorocaba), e Tatiana Aparecida Holtz (analista de crédito do Finasa Sorocaba).Meu comentário é o seguinte:Agradeço a Deus por ter conhecido e convivido com o Sr.Amador Aguiar e continuar tentando até hoje, a me espelhar em sua pessoa. Muito obrigado.
    argemiro

  5. Julliana Roedêer

    Gostei muito do texto.. Foi muito útil pra minha pesquisa sobre ele… Pois estudo na Fundação Bradesco e ela irá fazer 25 anos.. Obrigadoo! 🙂

  6. Maria Raiely Gomes Marques

    Amador Aguiar eu estou estudando na sua escola há mais de 6 anos ,pois nunca fiquei reprovada.Eu adoro a sua escola ,ela da alimentação adequada para nós, nunca sonhei que iria estudar nessa escola maravilhosa.

Deixe um comentário

