Anúncios

Biografia – Amador Aguiar


amador AguiarO fundador do Bradesco nasceu em 11 de fevereiro de 1904, em Ribeirão Preto, SP. Passou a infância em Monte Alto e Sertãozinho, onde fez seu curso primário. Seu primeiro emprego foi logo aos 14 anos, como tipógrafo numa gráfica, e sua trajetória dentro do sistema bancário começou em 1925, quando começou a trabalhar como contínuo (o equivalente hoje ao office-boy) no Banco Noroeste, em Birigüi, SP. Cerca de 18 anos mais tarde, Aguiar já havia passado, praticamente, por todos os cargos dentro da instituição.

Em 1942, deixou o Noroeste e começou a trabalhar como diretor no Banco Bradesco, que então nascia. Ocupou os cargos de diretor-gerente e diretor-superintendente e, em 1963, chegou à presidência, permanecendo no cargo até 13 de fevereiro de 1984. Reassumiu de 10/03/1986 até 12/02/1990, quando recebeu o título honorífico de “Presidente Emérito da Organização Bradesco”. Exerceu também a função de Secretário das Finanças do Município de São Paulo, em 1956. Amador Aguiar morreu aos 87 anos em São Paulo.

A fundação Bradesco

Os poucos anos em que frequentou regularmente a escola, mostraram a Aguiar a necessidade de disseminar a educação entre os jovens. Provavelmente, daí ter surgido a idéia da instituição da Fundação Bradesco, da qual muito se orgulhava e que hoje mantém escolas espalhadas pelo Brasil inteiro, sendo um instituto de educação modelar. Foi ela a sua maior realização de cunho social. Antes de morrer doou a maioria de suas ações para a Fundação Bradesco.

Fonte: fb.org.br e Wikipedia

By: Áulus Silva

Anúncios
Categorias: Biografia | Tags: , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Biografia – Amador Aguiar

  1. Aline Martins

    Parabéns a Amador Aguiar!
    se não fosse le não estaria estudando hoje numa escola maravilhosa que é a Fundação Bradesco.
    Parabéns a vc tbm Aulos por estar homenageando esse mestre que foi Amador Aguiar

  2. Flavio Rocha

    Caro amigo, esta biografia do sr.Amador Aguiar, está eivada de êrros…inclusive êle NÃO FOI o fundador do Banco Brasileiro de Descontos, mais tarde Bradesco.Abraços

  3. oi gostei da informação manda mais por favor

  4. fui funcionário bradesco por quase 30 anos.Tenho 4 filhos sendo, 3 homens e 1 mulher.Alem de mim, e de minha esposa Juracy Galvão Holtz , todos os meus filhos foram funcionários do Bradesco, ou seja:
    Roberto Wagner Galvão Holtz(Departamento de Avaliação e Engenharia-Matriz) , Renato William Galvão Holtz(Departamento do Pessoal-Matriz), Ronaldo Wesley Galvão Holtz( hoje,gerente Pessoa Juridica- Agencia 477 Itavuvu-Sorocaba), e Tatiana Aparecida Holtz (analista de crédito do Finasa Sorocaba).Meu comentário é o seguinte:Agradeço a Deus por ter conhecido e convivido com o Sr.Amador Aguiar e continuar tentando até hoje, a me espelhar em sua pessoa. Muito obrigado.
    argemiro

  5. Julliana Roedêer

    Gostei muito do texto.. Foi muito útil pra minha pesquisa sobre ele… Pois estudo na Fundação Bradesco e ela irá fazer 25 anos.. Obrigadoo! 🙂

  6. Maria Raiely Gomes Marques

    Amador Aguiar eu estou estudando na sua escola há mais de 6 anos ,pois nunca fiquei reprovada.Eu adoro a sua escola ,ela da alimentação adequada para nós, nunca sonhei que iria estudar nessa escola maravilhosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: