Anúncios

Tecnologia Sustentável – Usina Osmótica



Usina inaugurada dia 25/11/2009 na Noruega: potencial de energia osmótica
seria capaz de gerar 50% da atual produção da União Européia

Foi inaugurada a primeira usina osmótica do mundo em Tofte, na Noruega.

Ainda em fase de testes, o protótipo promete ser uma fonte de energia limpa, renovável e facilmente integrada às zonas industriais existentes. A usina aproveita a energia disponível em um processo que ocorre naturalmente no encontro entre água doce e água salgada por meio de uma membrana: a osmose.

O termo pode não ser usado no dia-a-dia, mas deve soar familiar para quem se lembra das aulas de biologia do colégio. Osmose é o processo de passagem da água de um meio menos concentrado para um mais concentrado através de um membrana semi-permeável.

Pensando nesse processo, a empresa Statkraft inaugurou o primeiro protótipo que gera eletricidade explorando a energia disponível quando água doce e água salgada se misturam.

Na usina osmótica, a água doce e a salgada são encanadas para câmaras separadas por uma membrana artificial. As moléculas de sal atraem a água doce através da membrana, causando uma pressão do lado da água marinha equivalente a uma queda d’água de 120 metros. Essa pressão pode ser usada para girar uma turbina e gerar eletricidade.

Veja a imagem da usina em funcionamento:

As pesquisas com energia osmótica vêm sendo feitas pela Statkraft há mais de dez anos e, de acordo com os cálculos da empresa, o potencial global é de 1.600 a 1.700 TWh por ano – o equivalente a 50% da produção atual de energia da União Européia.

Por enquanto, o protótipo só produz até 4 kw, mas em pouco tempo deve chegar aos 10kW. Até 2015, a empresa espera construir usinas completamente operantes.

*Via Info.

Anúncios
Categorias: Tecnologia, Tecnologia Sustentável | Tags: , , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: