Anúncios

Tecnologia Sustentável – Tirando energia do mar


A americana Pacific Gas & Electric, uma gigante de energia Californiana, assinou uma parceiria com a Finavera Renewables para a construção de uma usina de 2MW de potência (suficiente para iluminar 1600 lares) nos mares do estado.
A usina ajudará a reduzir emissões de CO2 em 245 toneladas anuais e, se der certo, deverá ser expandida para 100MW. E isso é apenas o começo. Roger Bedard, chefe do programa de energia oceânica dos EUA, estima que o país possa tirar cerca de 13GW das suas ondas e marés. Isso significaria aproximadamente 4.3 milhões de residências supridas.
O mecanismo da Finavera consiste em uma bóia conectada a um longo pistão submerso. Quando a bóia sobe ou desce com as ondas, ela empurra o pistão que força a água a passar por uma turbina, gerando energia.
O Brasil tem mais é que ficar de olho nisso. Se der certo, com o tamanho da costa que temos, podemos tirar uma boa parte das nossas demandas futuras de eletricidade dos nossos mares. É bom lembrar que, ao contrário dos ventos e do sol, as ondas e marés são relativamente previsíveis, o que as faz mais confiáveis.

Anúncios
Categorias: Papo Sério, Responsabilidade Ambiental | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: