Anúncios

Responsabilidade Ambiental – Celebridades verdes


Conceituadas como “celebridades verdes”, algumas personalidades do mundo costumam se comunicar com seu público de uma maneira diferente. Além de se expressarem através de sua arte ou atuação, usam a sua responsabilidade como uma ferramenta de promoção do bem coletivo.

Recentemente, o portal EcoD.org pontuou algumas das celebridades que vêm se destacando internacionalmente por suas ações “verdes” e politizadas (confira a matéria completa). Entre elas, a brasileira Gisele Bundchen, que ganhou destaque internacional graças a boas iniciativas, de cunho ambiental e social, que promove e apoia.

Pensando nisso, separamos alguns nomes brasileiros que fazem parte do cenário das “eco-celebridades” e que não costumam ser muito lembradas no “hall da fama verde”. Conheça um pouco mais destas personalidades brasileiras:

Marcos Palmeiras
“Eu não acredito mais no agrotóxico”

Desde jovem, Marcos Palmeira conviveu com uma das matrizes brasileiras, os índios, e dela trouxe uma nova ótica a respeito do mundo. Batizado pelos Xavantes como Tsiwari, que significa “sem medo”, o ator que acredita neste positivo intercâmbio cultural aposta no apoio a atividades de suporte aos povos indígenas como uma forma real de preservar a cultura e contribuir com o coletivo. Para isso, a ator movimenta o programa Auwe, com informações e curiosidades voltados para o tema.

O também produtor agrícola é responsável por uma fazenda onde utiliza uma série de produtos orgânicos e adota no seu dia a dia a postura mais sustentável que conseguir, tanto na correria da cidade como em sua fazenda. Apesar de andar de bicicleta, controlar o uso da água e da luz, e adaptar os banheiros de sua fazenda para que os dejetos virem biofertilizantes, o ator acredita que sempre há o que melhorar. “Podemos aproveitar muito mais as nossas riquezas naturais sem destruí-las”, diz Marcos.

Cristiane Torloni
“A atitude funciona mais do que o discurso”

Fundadora do movimento “Amazônia para Sempre“, ao lado de Victor Fasano e Juca de Oliveira, a atriz Cristiane Torloni entregou recentemente ao presidente Luis Inácio Lula da Silva mais de 1 milhão de assinaturas que ratificam o direito legal de preservação da Amazônia. Buscando mobilizar sociedade e poder público em prol de um dos maiores tesouros naturais, a atriz acredita que questões urgentes merecem a atenção e ação proporcionais.

Separando o lixo de sua casa, controlando os gastos com energia e água de casa e dos hábitos rotineiros, a atriz também faz a sua parte cotidiana e afirma que o discurso precisa ser condizente com a realidade, e ações valem mais do que qualquer palavra. “Se um colega no set joga lixo no chão – o que acontece muito, cato e jogo no lugar certo. A atitude funciona mais que o discurso”.

Gabriel Moojen
“Como será o mundo quando minha filha tiver a minha idade?”

Gabriel Mooje já foi VJ, apresentador e roteirista, mas nunca deixou de lado sua atenção com as questões relacionadas ao consumo e à preservação dos recursos naturais. Há dois anos, Gabriel iniciou uma série de reportagens que tinha como objetivo responder a pergunta “Como será o mundo quando a minha filha tiver a minha idade?” e que tinha entre os temas abordados a produção exagerada de lixo e o desperdício de água.

Atualmente, Moojem escreve sobre sustentabilidade e traz de casa muitos dos conceitos que estimula em seu blog, como separar o lixo, promover a coleta seletiva no prédio, economizar água e luz, manter uma horta de temperos no apartamento onde mora e ser consciente na hora de consumir. “Nosso modo de consumir é que vai fazer a diferença. A gente tem que pensar no produto antes dele virar lixo”. E a postura responsável não é diferente com a filha Valentina, os brinquedos e as roupas que não servem mais são passados adiante, “assim como aconteceu com o carrinho de bebê que recebi dos filhos dos amigos”’, conclui.

Priscila Fantin
“A natureza faz parte da minha vida de uma maneira imprescindível”

É comum ver a atriz Priscila Fantin em sintonia com o tema “meio ambiente”. Declaradamente apaixonada pela natureza, a atriz sempre conviveu com a natureza e desde pequena era estimulada a conhecer bichos, plantas e árvores. Por isso, seu perfil se encaixou como uma luva quando a atriz participou de um catálogo de joias onde o foco a interação entre o homem e a natureza.

Atualmente, a também apresentadora está no comando do programa “Priscila no País das Maravilhas”, que através de uma web TV, o Canal Verde, veicula reportagens e matérias sobre as belezas naturais e projetos de preservação do meio ambiente com o intuito de educar para a sustentabilidade.

Fonte: EcoDesenvolvimento

Anúncios
Categorias: Papo Sério, Responsabilidade Ambiental | Tags: , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: