Anúncios

Dicas – Português – À custa ou às custas?


Você já deve ter escutado alguém falar algo do tipo: “Ele vive às custas da mulher.” Porem surge ai uma dúvida, será que nesse caso se escreve a palavra “custa” no plural? Eu fiquei intrigado com a questão, então fui ao dicionário e aos livros de português apurar se minha dúvida tinha nexo, e não fique surpreso ao saber que a frase estava incorreta! Veja:

No minidicionário escolar da língua portuguesa que tenho em casa, estava escrito:

CUS.TAS
S. f. PL. Dir. Despesas com processo judicial.

Estava logo acima:

CUS. TA
S. f.
1. Dispêndio, custo, trabalho. 2. Expensas.; À custa de: com o sacrifício de.

Ou seja, ao falar, ou escrever “às custas”, você pode deixar a entender que alguém está financiando os gastos de um processo jurídico. No entanto no minidicionário que consultei, (que possuo desde a sétima série) percebi que a palavra “Custas” estava duplicada! Como se existissem duas palavras “custas” na língua portuguesa. Não sei se isso é normal nos dicionários, já que não tenho muita intimidade com eles. Fiquei um pouco desconfiado do que estava escrito lá e fui à procura do infalível Prof. Pasquale Cipro Neto, que através de sua coleção de livros, (Português passo a passo) me esclareceu a dúvida! Veja:

Segundo o livro do Prof. Pasquale, a palavra custa, no plural, realmente tem um sentido jurídico. São, segundo ele, “despesas feitas com um processo criminal ou cível”. Então, se for “custas”, como em: “terei que pagar as custas do processo” tem sentido de despesas judiciais, e se for “custa”, como em: “Ele vive à custa do filho”, ou em “Fizemos isso à custa de muito trabalho” tem o tradicional significado de ter custado algo!

OBS.: 1- O minidicionário consultado foi o Minidicionário Escolar Língua Portuguesa, noções básicas de redação, da Editora DCL, e de autor Dermival ribeiro Rios. 2- Apesar de muito esforço, posse ter cometido algum erro ao redigir esse texto. Por favor, se constatar algum problema, comente! 3- Quero deixar bem claro, que as publicações aqui citadas são de seus respectivos donos, e o BlogMais® não expressa a opinião dos mesmos.

Anúncios
Categorias: Dicas para o estudo, Pesquisas, Português | Tags: , , , , , , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Dicas – Português – À custa ou às custas?

  1. muito bom gostei do comentário…

  2. Laiane

    massa…é bom ce tah fazendo essas coisas pois ao mesmo tempo q ficamos intrigados já estamos acustumados com as palavras faladas de jeito incorreto e acabamos nunca indo ao dicionário…
    gostei muito!

  3. E nós sempre falando errado… bom saber o que é certo!

  4. Marina

    Estava justamente pesquisando sobre esta questão de “à custa de” e “às custas de” quando acessei este blog.
    Encontrei em outros sites alguns comentários que podem ser úteis. Embora vários autores citem esta visão de que “às custas de” seria incorreto, já há linguistas que consideram correta esta expressão.
    Encontrei um comentário interessante sobre uma questão do CESPE que aborda este tema no link: http://www.clubjus.com.br/?colunas&colunista=779_Josue_Silva&ver=93
    Este site cita inclusive a referência do HOUAISS, autor de respeitado dicionário da língua portuguesa. Me pareceu que a interpretação que considera correto “às custas de” é mais moderna e afirma gramaticalmente um uso já há muito consagrado na linguagem corrente.

  5. Pingback: Dicas – Português – À custa ou às custas? (via Blog Mais – Mudando a Internet!!) | Simplismente Estudando

  6. Prática e objetiva a explicação. Gostei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: