Anúncios

Pesquisas – A influência estrangeira na cultura brasileira


A influência estrangeira na cultura brasileira

Galera, no último sábado, dia 22/10/2010, acnteceu em Irecê no Colégio Cláudio abílio aragão o evento Contemporaneidade, onde foram abordados vários temas legais, um deles é a influência estrangeira na cultura Brasileira. Junto com o pessoal do 3º Ano EM produzi alguns vídeos sobre os temas, veja o que é relacinado ao tema acima:

A Identidade cultural na Pós-Modernidade

A cultura foi impulsionada e espelhada, na década de 50, na qual o mundo todo encontrava-se em mudança cultural nos mais variados grupos sociais.

Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade. A segunda metade dos anos 50 já prenunciava os anos 60: a literatura beat, o rock de garagem à margem dos grandes astros do rock e os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda.

Os Beatles comandam a Invasão Britânica, ou British Invasion, no rock. O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década à rebeldia política.

O programa Jovem Guarda estréia em 1965, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. O programa de tevê acaba gerando o movimento com o mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço, lhes permitindo uma identidade própria, pois foi a primeira vez que se era dedicada aos adolescentes uma parte do cenário cultural.

Surge o Movimento Tropicália, em 1967 Com Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Os mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.

Posteriormente:

Os hábitos populares foram influenciados pelos movimentos New Wave (Nova Onda) , que começou nos Estados Unidos e no Reino Unido no final dos anos 70 e começo dos 80.promovendo os estilos musicais hard-core e o havy-metal.

O Art-deco, que afetou as artes decorativas, a arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema

A música eletrônica ganha identidade no final da década de 80.

O rádio e a televisão tornam-se o principal meio de disseminação de cultura pop

http://pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_1970
(Cantores, compositores, instrumentistas e bandas brasileiras)

Na década de 90:

Os gays e lésbicas passam a aparecer mais na mídia, com shows como Will and Grace, e celebridades que “saem do armário” como  Elton John e George Michael. O presidente Bill Clinton geralmente tem um ponto de vista pró-direitos homossexuais.

Seguindo o grunge, cabelos grandes e desarrumados, camisas de flanela e jeans rasgados se tornam um “uniforme”, bem como Piercings e tatuagens se tornam cada vez mais comuns.

Por: Paula Porepp

Anúncios
Categorias: História, Pesquisas | Tags: , , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Pesquisas – A influência estrangeira na cultura brasileira

  1. Pingback: Tweets that mention Pesquisas – A influência estrangeira na cultura brasileira « Blog Mais – Mudando a Internet!! -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: