Anúncios

Papo Sério – Bullying, o que é?


Olá pessoal, como foi dito anteriormente, o BlogMais engajou na luta contra o BULLYING e como bons guerreiros que entram na batalha, buscaremos conhecer o nosso inimigo. Pensando nisso, coletei um ótimo material composto de um vídeo e  uma pequena explicação para melhor entendimento. É importante a divulgação, pois com a conscientização seremos mais fortes!

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais individuos contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais  e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

O bullying divide-se em duas categorias:

1.bullying direto;
2.bullying indireto, também conhecido como agressão social
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos.

A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

Espalhar comentários;
Recusa em se socializar com a vítima;
Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

CyberBullying

O cyberbullying é “quando a Internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para cometer o bullying, ou seja, enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa.”.

O “cyberbullying” pode ser tão simples como continuar a enviar e-mail para alguém que já disse que não querem mais contato com o remetente, ou então pode incluir também ameaças, comentários sexuais, rótulos pejorativos, discurso de ódio, tornar as vítimas alvo de ridicularização em fóruns ou postar declarações falsas com o objetivo de humilhar.


O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é típicamente evidente entre o agressor e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar intimidada demais para oferecer alguma resistência. Geralmente a vítima tem motivos para temer o agressor, pelas ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

Anúncios
Categorias: Bullying, Papo Sério, Sociedade | Tags: , , , , , , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Papo Sério – Bullying, o que é?

  1. nadiely

    gostei muito mesmo!!!!

  2. Pingback: Menino de 11 anos está em coma após tentar se matar por causa de bullying homofóbico nos EUA | Blog Mais - Mudando a Internet!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: