Anúncios

Texto – ENEM, O ABISMO E OS 10%


Texto muito interessante produzido pelo Jorge Portugal

Sem conversa fiada. Os números gritam aos olhos: um estudante do terceiro ano do ensino médio da rede pública custa ao Brasil cerca de R$ 2.300,00 reais por ano; um aluno do terceiro ano do Colégio São Bento, do RJ, mais uma vez campeão do ENEM, paga mensalidade no valor de R$ 2.140,00 reais.Das vinte escolas que mais pontuaram na prova de 2010, só duas são públicas, ainda assim uma Escola Técnica e o Colégio de Aplicação da Universidade de Viçosa. De resto, mais de 70% das escolas estaduais mal conseguiram atingir a média de pontos.

Você pode pensar: “mas é um grande abismo escolar!”.E eu complemento:um grande abismo social.A educação que é, por excelência, o claro caminho da inclusão, dessa forma se torna poderosa arma de excluir.E o pior é que os resultados positivos dessa área só costumam aparecer uma geração depois.Certo, certo, já temos, desde Lula, um incrementado Prouni, as políticas de cotas, um número considerável de novas universidades federais e escolas profissionalizantes, mas ainda continuamos a perder metade dos jovens na passagem do fundamental para o médio.Conta de milhões.Acrescente a isso os que ficam “barrados no baile” do ensino superior e apenas engordam as estatísticas negativas do Enem e de outros vestibulares de ponta.

Os números lá de cima querem nos dizer uma coisa muito simples: havendo dinheiro e boa gestão( regra no colégio particular), o professor ganha bem e não falta às aulas, as salas são equipadas com a mais avançada tecnologia, não raro a permanência em sala é bem maior que as quatro horas – e olhe lá! – da rede pública e, mesmo com esse currículo estúpido e inflacionado do segundo grau, quase todo ele é cumprido e bem explicado.

Sem papo furado: a meninada começou a botar o bloco na rua – ainda timidamente – pela mais justa causa da sociedade brasileira: 10% do PIB para educação e 50% do lucro do pré-sal também.E enquanto as ruas não forem tomadas por essa paixão, estamos proibidos de mudar de assunto.E de falarmos também em democracia.

Jorge Portugal – educador e comunicador.

Anúncios
Categorias: Papo Sério, Sociedade | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: