Anúncios

Curiosidades – Se nós teoricamente descendemos dos macacos, porque os macacos não continuam evoluindo?


Se, segundo a ciência, o homem evoluiu do macaco, por que os macacos de agora não continuam evoluindo?

Quem nunca ouviu alguém perguntar algo parecido? Pois é, muitas pessoas gostam de questionar as teorias antes de conhecê-las. Como sei que iriam em um livro procurar as informações colocarei aqui uma resposta simples e rápida de demonstrar:

Primeiro uma contextualização:

A Teoria da Evolução é fruto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo
naturalista britânico Alfred Russel Wallace. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí, concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver. Wallace, que admirava de longe o prestígio do famoso naturalista, enviou a ele alguns de seus escritos acerca de ideias que estava desenvolvendo. Surpreendentemente, ambos estavam estudando o mesmo fenômeno – constatação esta que encorajou Darwin a abrir mão de seu segredo e publicar, juntamente com Wallace, suas descobertas, em 1858. Contando com tais premissas, esta teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência, a partir da qual estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, em razão de suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum.

Fonte: Wikipédia

O que podemos extrair do texto: 
1º O ser humano não descende de nenhum macaco atual. Darwin notou semelhanças entre os seres humanos e um certo grupo de macacos chamado Hominóide: o chimpanzé, o gorila, o orangotango e o gibão. (Semelhanças que indiciavam um ancestral comum)Mas hoje, supõe-se que há pelo menos 15 milhões de anos viveu na África uma espécie de Hominóide que originou duas linhagens distintas: uma delas levou aos australopitecínios – e consequentemente à nossa espécie Homo sapiens sapiens; a outra resultou nos hominóides que conhecemos hoje.
 
 
 
Segundo a teoria, os primatas atuais, incluindo os seres humanos, continuam evoluindo. Mas evoluir significa modificar-se e não necessariamente seguir um caminho retilíneo em direção ao ser humano. 
 
 
Trocando em miúdos: Segundo a teoria da evolução o homem não evoluiu do macaco, mas o macaco e homem vieram de um ancestral comum com uma certa proximidade.
Anúncios
Categorias: Biologia, Ciência, Coisas Interessantes, Curiosidades, Pesquisas | Tags: , , , , , , , , , , , , , , | 7 Comentários

Navegação de Posts

7 opiniões sobre “Curiosidades – Se nós teoricamente descendemos dos macacos, porque os macacos não continuam evoluindo?

  1. precso de atualizar omeu computado

  2. keila

    q macaco q nada, somos todos criaçao de DEUS… eu tenhu certeza q nao vim de animal nenhum…

  3. Vinícius Magalhães

    Eu gostei da explicação. Tá bastante fácil, que até um leigo como eu compreende. Ainda assim é triste ver como pessoas iludas pelas religiões continuam negando a ciência.
    Acabou de ser explicado que o homem não advém do macaco e a garota ainda insiste nessa falácia.
    E outra, você é um animal sim! Como todos nós. Só é um pouco mais lesada que os demais.

  4. leonardo

    keila, se acho mais plausivel agnte vir do macaca( claro que nao o atual), do quer vir de uma costela e do barro

  5. karmen

    Se nós evoluímos dos macacos, ou seja branco e negro pq o branco acha de chamar o negro de macaco o ator RON PERIMAN

  6. karmen

    RON PERIMAN tem afeições de macaco

  7. Arianne

    Adorei essa explicação eu tenho certeza q evoluimos sim dos hominoídes acho essa explicação mais plausível doq evoluir do barro,afinal o macaco é mais inteligênte q o barro e ao contràrio de Vinicus somos animais sim, animais racionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: