Notícias – Possível candidato a deputado da Bahia diz que Índios kayapó mereciam levar chicotadas


Suposto futuro candidato a deputado estadual da Bahia em 2014 surpreende internautas do Facebook com afirmações no mínimo grotescas sobre os índios kayapós, que estão sendo ameaçados pela construção da usina de Belo Monte.

Luiz F Rosa usuário da rede social, que afirma ser futuro candidato a deputado estadual, comentou em uma imagem veiculada na rede, que mostra alguns oficiais em uma invasão às terras dos índios. O comentário, que rendeu muita discussão, foi feito com as seguintes palavras: “Bom Trabalho, .. Já está na hora deles trabalharem e serem gente, isso ai foi pouco, mereciam umas chicotadas nas costas”.

Internautas indignados com o que leram comentam repudiando a afirmação, porém o Sr. Luiz Rosa, afirma ser de uma família de políticos da Bahia e que tem muitos trabalhos sociais prestados, ainda afirma que se o acontecido com os índios fosse na fazenda de sua família as chicotadas não faltariam.

Uma das pessoas que comentou, indignada com a situação, a Jovem Ranna, moradora de Irecê – BA, foi ameaçada com a seguinte resposta: “A minha equipe de campanha e de propaganda vai tentar te localizar, se algo for direcionado a minha imagem, tome muito cuidado com o que diz porque a corda quebra “para” o lado dos mais fracos e vejo que essa é a sua localização aqui.”

A jovem respondeu à ameaça publicamente em sua página: “Na minha humilde opinião eu estou afrontando a violência, a ignorância, a rebeldia, a mal criação, o mal exemplo para a sociedade brasileira! Infelizmente existem pessoas que pensam igual ou pior do que este cidadão, tudo que está escrito foi visto por muitas pessoas antes das mensagens serem excluídas, fiz está imagem ( a captura de tela que divulgamos), pelo fato de ter ficado indignada com a brutalidade deste sr. “FUTURO DEPUTADO”, para conosco cidadãos humildes e desconhecidos, assim como ele era para mim, ” opinião todos nós temos, mas devemos saber como expressar”. Fui ameaçada, mas isso não me impediu de colocar a minha indignação para com os futuros políticos brasileiros!

A postura do Sr. Luiz F. Rosa (https://www.facebook.com/luizf.rosa.142) é, no mínimo, de alguém que não conhece a proporção que as informações tomam na internet, e muito menos, parece conhecer as leis e os direitos humanos. Denuncie o seu perfil para a Polícia Federal:

http://www.safernet.org.br/site/

http://denuncia.pf.gov.br/

A notícia rendeu vários comentários na internet e gerou um debate acerca da postura dos políticos sobre os índios a até o código florestal. É importante que haja o debate e que pessoas que fazem esse tipo de discurso sejam punidas dentro da lei, e que através de todos os meios possíveis, a população participe das discussões e debates.

Os índios kayapós estão em uma luta há anos contra a construção da usina de “Belo” Monte, que seu projeto tem desconsiderado o fato de o rio Xingu (PA) ser o ‘mais indígena’ dos rios brasileiros, com uma população de 13 mil índios e 24 grupos étnicos vivendo ao longo de sua bacia. O barramento do Xingu representa a condenação dos seus povos e das culturas milenares que lá sempre residiram.

e terá dezenas de impactos sócio-ambientais na Amazônia, isso tudo para produzir 1/3 de sua capacidade. Não vemos a população indignada com isso, muito menos pesquisando.

Aprofunde-se sobre o assunto:

http://www.movimentogotadagua.com.br

http://www.xinguvivo.org.br/2012/06/28/ongs-denunciam-a-onu-perseguicao-da-policia-a-manifestantes-contra-belo-monte/

Categorias: Noticias, Papo Sério, Responsabilidade Ambiental, Sociedade | Tags: , , , , , , , , , , | 11 Comentários

Navegação de Posts

11 opiniões sobre “Notícias – Possível candidato a deputado da Bahia diz que Índios kayapó mereciam levar chicotadas

  1. Ranna Porto

    Muito Obrigada Aulus, ficou muito bem explicado tudo que ocorreu em relação aos comentários maldosos deste senhor! espero que isso chegue a quem realmente precisa ler.

  2. Hérculles Ribeiro

    Sou um das pessoas que esse filhote de ditador ameaçou meu nome é Hérculles Ribeiro e ele depois dessa vai pensar 2 , 3 , 4 vezes se for preciso, a internet é muito boa mais pra quem sabe usar, no caso dele falou mais da conta e ta ai pra todo mundo ver..

  3. Abel

    Queria dar um parabéns ao PV, por tentar ressuscitar o DEM na Bahia, mas isso não Irá acontecer!!!
    Já ouviu falar em cotas PV, pois é, essa vai para a de vocês ^^

  4. Carmmando

    parece que o nobre se manifestou hoje na comunidade !!!

  5. Luiz

    Estou indo na Policia civil fazer um Boletim de Ocorrência ao Sr se o senhor não tirar essa públicaçao minha do seu blog e site,isso é deflamação e invasão de Privacidade expondo a minha imagem sem minha autorização e crime de internet deste que tive o pefil usado do meu Facebook por outra pessoas desconhecida,você tem 24 horas pra tirar essa públicação do seu site.

  6. jose luiz ferreira santos

    Estou pasmo com essa notícia, pois, acredito que Luiz Fernando Rosa esteja precisando urgentemente de um desses profissionais: psicólogo, psicanalista ou psiquiátrico porque nada justifica tal atitude, mente descaradamente dizendo que é candidato a deputado estadual, o que é uma grande mentira; Segundo, disse que é de família tradicional na política, outra mentira; Disse que o pai (eu) fui prefeito três vezes, na verdade, fui candidato a prefeito três vezes e não logrei êxito, concorrendo pelo município de Amélia Rodrigues. Disse também que a família era dentetora de grande propriedade de terra cultivada de cana de açucar, outra mentira porque ninguém na família é produtor ou empresário rural de cana de açucar. Lamentavelmente, venho me expor, pois não é a primeira vez que peço a esse cidadão que não me coloque em suas mentiras porque de mentira vive ele não eu. Sou funcionário público federal, sempre trabalhei de forma honesta e nunca utilizei de subterfúgio para conseguir meus objetivos. Na política, sempre respeitei a opinião do cidadão e jamais declinei de minha conduta de honradez e de meus princípios. Com relação a Usina belo Monte, acho um verdadeiro absurdo porque vai atingir a flora e a fauna, reduzir o meio de sobrevivência da comunidade indígena e ainda nada vai trazer de benefício relevante para a sociedade. Será mais um elefante branco sem serventia para comunidade, logo, jamais iria concordar com a grotesca opinião de um leigo, desinformado e inculto filho, que teve todas as chances de se capacitar e não quis ou não aproveitou a oportunidade que lhe foi dada. Ah! ele ainda tem outra mentira que foi dizer que era engenheiro,. Ele não tem nenhum curso superior, pois, paguei dois anos UNIFACS para Ciência da Computação e somente passou em uma disciplina porque foi em equipe e a consequência desse desinteresse foi retirá-lo da faculdade.
    Aproveito o espaço para dizer a vc, meu filho, se quiseres um acompanhamento psicológico estou aqui para te oferecer. Não tem sentido um homem com 30 anos de idade, três filhos, se submetendo a tamanho rídículo diante da opinião pública. Difamar pessoas inocentes e levantar falso testemunho é crime e passível de pena em regime fechado. Se vc não sabe, mas existe tipificado no código penal que o mau uso da internet tbm é crime, logo, reveja sua opinião antes de lançá-la. Peço desculpa a todos os internautas !!!!.

    José Luiz Ferreira Santos
    Pai de Luiz Fernando Rosa Santos

  7. Carmmando

    o Bixo pegou pro seu lado anahuahauhauahu huahau h este cara é uma verdadeira comedia !!!!!

  8. Ranna Porto

    Gente, agora me sinto aliviada por saber que a sua familia ñ condiz com o que ele disse, poderia seguir o exemplo de seu pai. #TRATAMENTOJÁLUIZFROSA

  9. Sanderson

    Após ler a matéria tão bem trabalhada por seu redator, me causou tamanha indignação que a primeira atitude foi falar umas merecidas para este “KAdafzinho sem patente” mas quando me deparei com o depoimento de um pai nestes termos imediatamente chamei a razão. E concordei, esse menino deve ser tratado com profissionais especializados. Já que nao deve ao menos entender o que é uma democracia, tão pouco liberdade de expressão concorrendo com direito de informação. Meu caro Luiz, de minha parte esta absolvido, vc é apenas um inimitável.

  10. Vinicius Neves

    Fiquei estarrecido ao ver a opinião de meu velho amigo de infância, o Lula. Não esperava tamanhos absurdos dele. E a vergonha que está fazendo a sua família passar publicamente! Lula, Procure ajuda e tome jeito antes que seja tarde.

  11. Marcela Moraes

    Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar que somente pessoas que ficam de prontidão para acusar, apontar e julgar os outros poderiam crucificar alguém antes mesmo de averiguar se essa afirmação veio mesmo dessa pessoa ou não. No caso do que aconteceu com o facebook de Luiz Fernando, se tratou de uma fraude da forma mais inescrupulosa, covarde e perversa, na qual pessoas de má fé invadiram o seu perfil no facebook, hackearam a sua senha e postaram uma mensagem como essa capaz de causar indignação popular para, de fato, prejudicar a imagem do mesmo e a relação deste com as demais pessoas. Quiseram que ele fosse humilhado, passasse vergonha diante das pessoas e fosse visto como “louco”, “doente”, “mentiroso” e etc. Pelo visto, conseguiram! Mas o mais absurdo ainda é que pessoas do seu círculo de convivência, ao invés de perceber logo do que se tratava, não tiveram nem a vontade de dar a ele o direito da dúvida e nem sequer ligaram para se informar sobre a veracidade ou não dos fatos. Pra que, não é mesmo? Para as pessoas é muito mais fácil acusar! Porém, eu diria que mais vergonhoso ainda é saber que essa atitude partiu de um PAI! Gente… Pelo amor de Deus! Não se trata de um vizinho, colega ou desconhecido. Trata-se de um PAI que, ao meu ver, a primeira reação deveria ser de ligar, se informar, averiguar se essa informação era mesmo verídica ou não. Se esse PAI tivesse feito isso, saberia que se tratava de uma fraude alheia, de mais um ato perverso dos outros que quiseram nada mais que prejudicar a imagem do seu filho, hackeando a sua página da internet e postando um absurdo desse. Ninguém está salvo disso. Nem mesmo esse Pai que também tem um perfil no facebook. Portanto, gente, antes de sair por aí acusando, postando qualquer informação na internet, façamos antes uma averiguação melhor dos fatos e procuremos nos informar melhor também. Como dito anteriormente, às pessoas desconhecidas ainda se dá um desconto por não conhecerem a pessoa em questão e não terem como ter perguntado e saber do que realmente se tratava. Mas um PAI ter postado todas essas coisas aí em cima do seu próprio filho, é realmente o fim do mundo! Vocês, internautas, tem ou tiveram um pai um dia e sabem que a reação do pai de vocês não seria a desse cidadão acima, mas sim a de conversar, a de perguntar, a de saber primeiro se era ou não verdade, antes de sair por aí acusando publicamente, expondo ao ridículo ainda mais o filho que acabou de passar por uma grave acusação nas redes sociais.
    Ao senhor José Luiz, que se diz Pai, eu só lamento pelo papel ridículo e pela baixaria de expor ainda mais ao ridículo o seu próprio filho. Você, José Luiz, pode até ter conseguido ser um funcionário público federal, mas se teve uma coisa que, pelo visto, você NUNCA conseguiu ser foi um PAI. Isso explica o fato de não ter sido um político na cidade de Amélia Rodrigues. Um homem que não coneguiu ser um PAI de família, um chefe de família, não poderia ser um Chefe de uma cidade. Uma pessoa que demonstra ser tão fria a esse ponto, não merecia mesmo ganhar a confiança das pessoas. Um PAI que se volta contra o seu próprio filho, é capaz de coisas bem piores com o resto das pessoas. VERGONHA! É só isso que lhe define!
    Aos amigos de Luiz Fernando e à sua família que certamente devem ter ficado do seu lado nesse momento difícil de calúnia, só me resta desejar sorte e parabenizar pelo fato de nunca ter duvidado e de ter averiguado e sabido de toda a verdade, pois conhecem a pessoa que Luiz Fernando é e sabem que sendo ele brasileiro, fruto de uma miscigenação de brancos, negros e INDÍGENAS, ele jamais postaria algo pejorativo a um povo e, consequentemente, a toda uma nação.
    Sem mais.
    Grata.

Deixe um comentário

