Anúncios

Notícias – Dia do Basta contra a corrupção em todo o Brasil


Enquanto em vários países as redes sociais da internet estão sendo usadas para gerar grandes movimentos populares para lutar contra as opressões e pelos seus direitos, e esses culminam em grandes manifestações nas ruas, no Brasil parece acontecer o contrário. Os movimentos populares acontecem na rede, porém não se convertem para a vida real, foi essa a impressão que as mobilizações contra a corrupção que ocorreram ultimamente na internet nos deixou.

Juventude vai às ruas em Salvador (BA)

Juventude vai às ruas em Salvador (BA)

O dia do basta, que aconteceu no último dia 08/12/12 em mais de 50 cidades de todo o Brasil foi o retrato de que, ainda são poucas as pessoas que realmente levantam seus traseiros da cadeira, saem da frente do computador e vão à luta.

Na maioria das cidades o número de participantes foi muito pequena, muito diferente da participação na internet, nas redes sociais o número de compartilhamentos de imagens e textos de indignação contra a corrupção chegam as casas dos milhões. Como explicar esse fenômeno? Porque nem uma pequena parte da população que se diz indignada, faz algo de efetivo? O que o Brasil tem de diferente de países como o Egito e a Líbia, que através da internet, movimentos contra os regimes tomaram força tamanha para mudar a história de seus paises?

O Dia do Basta, teve basicamente 4 reivindicações: O fim do voto secreto parlamentar, fim do foro privilegiado (ASSINE AQUI), corrupção como crime hediondo e  protestar Contra a PEC 37/2011 “PEC DA IMPUNIDADE”.

Apesar do reduzido número de participantes, as ações ganharam visibilidade considerável, na maioria das cidades os movimentos chamaram a atenção da imprensa e da população, que muitas vezes se entusiasmava, e mostrou também que ainda existem jovens que não vêem obstáculos para exigir seus direitos, protestar e lutar contra os desmandos e injustiças que sofremos, é importante que tenham essas manifestações, para lembrar que quem é explorado e fica de braços cruzados é cúmplice do opressor.
Jovens protestam nas ruas de Irecê (BA)

Jovens protestam nas ruas de Irecê (BA)

Veja algumas cidades que participaram:

Aracaju:
Curitiba:
Anúncios
Categorias: Noticias | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Notícias – Dia do Basta contra a corrupção em todo o Brasil

  1. Carmmando

    esta situação um dia vai ter que mudar mas como sempre digo a semente já foi plantada e mesmo o pouco que seja as futuras gerações irão olhar para o que lutamos agora !!!

  2. Continuaremos plantando..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: