Anúncios

Notícias – É aprovada proibição da venda de animais por pet shops em salvador


animais-proibição-comercio-pet-shopA aprovação do projeto de lei que proíbe a venda de animais em pet shops, de autoria do vereador Marcell Moraes (PV), gerou polêmica entre parlamentares e proprietários de estabelecimentos. Marcell Moraes acredita que esta lei vai coibir abusos e maus-tratos, pois em diversos estabelecimentos “os animais ficam expostos em gaiolas ou locais pequenos e abafados, algumas vezes expostos ao sol e ao sereno”.

“Nosso grande objetivo é incentivar a adoção de animais abandonados. Amigo não se compra, se conquista. Pretendo ampliar esse projeto para proibir a venda em qualquer local”, destacou.

De acordo com o projeto, animais domésticos só poderão ser vendidos em locais como canis e gatis. O projeto depende da sanção do perfeito ACM Neto. Por outro lado, proprietários de pet shops e alguns tutores de animais não ficaram satisfeitos com a proposta.

“O termo proibição soa com certa tirania. Sou a favor de regulamentação e fiscalização das condições em que o animal é cuidado no pet shop, mas sou contra a proibição”, afirmou a veterinária Gabriela Azevedo, proprietária do Planeta Animal.

A gerente da Dog Pet, em Itapuã, Edileuza Cerqueira, acredita que o projeto tem que ser revisto: “A comercialização dos animais não faz com que eles sejam tratados como mercadoria”.

A empresária Aura Oliveira, 26, comprou há dois meses uma cadela da raça poodle em um pet shop e se diz contrária ao projeto. “Esses vereadores deveriam estar mais preocupados com a saúde dos animais, em tirá-los da rua”.

Hospital veterinário 
Também na última quarta-feira, 24, os vereadores aprovaram o projeto da vereadora Ana Rita Tavares (PV) que prevê a construção de um hospital público veterinário na Bahia.

Ana Rita defende a criação do hospital público veterinário aproveitando a estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro do Trobogy, o que reduz o custo de implantação da unidade.

“A licitação para construção de um novo local é um processo burocrático que atrasaria o processo”, disse. “A implantação envolve também uma questão de saúde pública, porque animal doente na rua é um risco para si e para a saúde humana”, complementou.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que o projeto ainda não chegou à prefeitura. Quando chegar, o projeto será avaliado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). O órgão informou ainda que somente se manifestará sobre o assunto após avaliação da PGM.

Outros dois projetos de inicação da vereadora do PV também foram aprovados. O primeiro é o de número 96/13, para a criação da Secretaria Especial de Atenção aos Animais (Seda). O outro propõe a criação da Delegacia Especial de Atenção aos Animais.

Fonte: A Tarde

Nota da Redação BlogMais:

Essa notícia retirada do A Tarde somente pede a opinião aos donos de PETSHOPS e compradores das mesmas. Esses são alguns motivos para ampliar essa lei aprovada:

Milhares de animais estão abandonados nas ruas e as empresas que visam lucro continuam “produzindo” mais animais. Para comprar um animal, o comprador não assina nenhum termo de responsabilidade pelo mesmo.

Uma das entrevistadas mostra total contravenção quando atribui ao vereador o dever de tirar os animais das ruas, quando ela mesma compra animais em um petshop.

Anúncios
Categorias: Noticias | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: