Anúncios

Curiosidades – A verdade por trás da máscara dos Anonymous


A máscara que ilustra as lutas populares modernas.

A máscara que ilustra as lutas populares modernas.

Vivemos em uma época em que as pessoas estão saindo às ruas, protestando, reinvindicando direitos, derrubando ditadores, mudando países, agora E no meio de tudo isso, sempre encontramos alguém usando a máscara do personagem V, da obra de Alan Moore e David Lloyd, publicada originalmente entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora Warrior.

A história da HQ é situada num passado futurista, (opa, passado no futuro, como assim?) na verdade, em uma realidade alternativa, onde um partido Totalitário ascende ao poder após uma guerra nuclear. Este partido, é muito semelhante ao regime Fascista, onde o governo tem o controle sobre a mídia, existe uma polícia secreta e campos de concentração para minorias raciais e sexuais. Além de um sistema de monitoramento, como o Big brother da obra de George Orwell, “1984”.
Na época, a HQ foi escrita num momento histórico, no qual a Inglaterra estava implementado o sistema Capitalista Neoliberal com a primeira ministra Margaret Tatcher (A Dama de Ferro). E o “Socialismo Real” da extinta U.R.S.S. estava em total descrédito, devido as atrocidades do Stalinismo.
“V” é um misterioso anarquista que se rebela contra este governo opressor que tomou conta do Reino Unido.
No processo, conhece Evey, garota que perdeu os pais durante a guerra. Evey é tratada por V como aprendiz, sempre sendo apresentada à resquícios de uma cultura perdida por causa da guerra.
A máscara que o personagem usa, é baseada no rosto do inglês Guy Fawkes, que em 5 de novembro de 1605 tentou explodir o parlamento da Inglaterra e assassinar seus membros, junto com o rei Jaime I. A conspiração que Guy participou foi chamada de “A Conspiração da Pólvora”.
Prisão de Fawkes antes que ele explodisse o Parlamento com o rei dentro.

Prisão de Fawkes
antes que ele explodisse o Parlamento com
o rei dentro.

Esta conspiração foi um levante liderado por Robert Catesby, que foi executado, junto de outros católicos insatisfeitos, pela repressão do rei protestante Jaime I. O objetivo principal, explodir o parlamento, utilizaria trinta e seis barris de pólvora, estocados sob o prédio durante uma sessão do parlamento, que contaria com a presença do rei. Guy Fawkes, era especialista em explosivos, e ficou responsável pela detonação da pólvora.

Os conspiradores, temendo a morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento. Um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, que ordenou uma revista no prédio do parlamento, onde encontraram Guy Fawkes guardando a pólvora.
Guy foi torturado por mais de uma semana e acabou assinando um documento em que confessava sua conspiração. Foi condenado a forca por traição e tentativa de assassinato e os outros participantes revelados por ele, acabaram sendo executados também.
Hoje em dia, o rei ou a rainha, vão ao parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio, antes da sessão. E no dia 5 de novembro, existe a tradicional Noite das Fogueiras. A tradição é malhar e queimar em fogueiras, bonecos que representam Fawkes e soltar fogos de artifício.
V de Vingança, possui fortes influências da “Conspiração da Pólvora”. V, concretiza os planos de Guy Fawkes, explodindo o parlamento inglês, num futuro dia 5 de Novembro.
O marcante design, associado ao tema central da graphic novel e a popularização da história depois de estrear nos cinemas, acabou fazendo com que a máscara ganhasse as ruas nos últimos tempos em diferentes manifestações populares ao redor de mundo e até mesmo no Brasil.
V
Anúncios
Categorias: Coisas Interessantes, Curiosidades | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: